O que é?

Minha foto
O Centro Acadêmico dos Estudantes de Saúde coletiva da UFRGS é uma entidade sem fins partidários e lucrativos que tem por objetivo representar os alunos do curso, defendendo os interesses coletivos dos mesmos e promovendo atividades acadêmicas e integradoras em vários âmbitos. Contato: caescufrgs@gmail.com

7 de abril de 2011

ENESC - Comissão do Símbolo e Frase

Comissão do Símbolo e Frase
O ENESC se aproxima e com ele um grande passo esta sendo dado: o inicio da consolidação da Graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Para isso uma das comissões que irão ao evento discutiu juntamente com os participantes, das demais comissões presentes, a respeito do símbolo a ser adotado pelos cursos em todo o país, visando uma unidade e também uma aparência organizacional bem mais aceitável, e a frase que seria usada no evento.
Na reunião, que contou com a presença do professor Ricardo Ceccin, foi exposta a posição dos demais cursos que participarão do evento e que eles, a exceção de um ou dois, não tem um símbolo adotado ou não pensaram definitivamente nesse quesito. Quanto a mandala adotada pelo curso de Analise de Sistemas e Politicas de Saúde – UFRGS, ela tem grande aceitabilidade no país como já foi vivenciado por nossos representantes em outros eventos realizados anteriormente.
O símbolo da graduação em Saúde Coletiva
Baseado nessa grande chance de termos nossa mandala/símbolo aceita pelos outros cursos para representar a Saúde Coletiva o assunto do debate foi à defesa da nossa vontade de que isso realmente aconteça no ENESC.
1.     Porque a nossa mandala deveria representar a graduação no país?
A imagem foi criada como uma representação da coletividade e da diversidade, duas das nossas bases de estudo. As pessoas no circulo representam uma união igualitária e tem diversidade de gênero e raça, representadas através da presença de homens e mulheres e diversificação das cores no desenho respectivamente.
2.     O que o símbolo deve ter.
Um símbolo condizente com o curso deve ter, na nossa concepção, uma representação dos seguintes itens:
·         Gênero
·         Raça
·         Coletividade
·         União
·         Cooperação

3.     A cor da nossa mandala.
A cor laranja do nosso símbolo teve o objetivo de inovar, pois se trata de um curso da área da saúde onde tradicionalmente se tem a cor verde como tema. Chegou-se ao laranja devido a ser uma cor quente, que transmite atitude e ação e também porque muitas das demais cores já definem algo. Como exemplo cita-se o vermelho e o azul que no nosso estado já são relacionados a times de futebol.
As demais cores presentes estão relacionadas à questão de raça e defendemos a ideia de que eventuais adoções do nosso símbolo em preto e branco deveriam ser desaconselhadas ou no mínimo feitas com variação da escala da cor. Isso porque o preto e branco não cumpririam o quesito raça, necessário no símbolo.
4.      Posição da UFRGS quanto ao uso do nosso símbolo pelas demais universidades.
O nosso símbolo representa uma área de graduação da saúde, não estando necessariamente ligado a UFRGS. Dessa forma não haveria problemas no compartilhamento do símbolo com os demais cursos da área.

Frase a ser adotada
Quanto à frase, as sugestões continuam sendo recebidas e no grande grupo efetuaremos a escolha. Surgiram ideias de captação de frase como criação de um mural onde os alunos poderiam deixar sugestões enquanto passam pelos corredores, afinal as maiores ideias surgem nos momentos de descontração.
Também se criou uma pequena sugestão de que a frase deveria conter duas palavras que explicitam muito dos cursos de Saúde coletiva: Luta e Qualidade.
A contribuição do professo Ricardo Ceccim foi a seguinte frase:
“A qualidade DA vida é a nossa luta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIVA, VIVA! SAÚDE COLETIVA!

VIVA, VIVA! SAÚDE COLETIVA!
Mandala Viva da Saúde Coletiva