O Programa Farmácia Popular do governo federal fará, a partir do dia 14 de junho de 2011, a distribuição gratuita de remédios para a pressão alta (hipertensão) e açúcar no sangue (diabetes).
Para estrear a gratuidade de medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, o programa ganha o slogan "Saúde não tem preço". Durante o anúncio, Padilha assinou uma portaria (Portaria MS 184/2011) normatizando a oferta gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, doenças com alta prevalência no País. "O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população e estimular o uso adequado de medicamentos. Com isso, será possível melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade dos brasileiros acometidos por hipertensão e diabetes, independentemente de eles serem usuários ou não do Sistema Único de Saúde (SUS)", explica o ministro.
Para se ter acesso a esses medicamentos, de forma gratuita, será necessário apresentar, em uma unidade própria do Programa Farmácia Popular ou estabelecimento conveniado, CPF, documento com foto e receita médica. A receita poderá ser emitida também por médico particular e não há restrição de nível de renda.
Conheçam o programa, a lista de medicamentos, os parceiros conveniados e a campanha publicitária no site:
http://www.saudenaotempreco.com.br/index.php
Portaria MS 184/2011: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0184_03_02_2011.html